Etiqueta

Notícias

ver todas

Basquete: diversão e inclusão social

Publicado em: 16/05/2017
imagem post

Com o objetivo de oferecer oportunidade para crianças e adolescentes e devolver um pouco do que o esporte já lhe proporcionou ao longo da carreira, o jogador profissional de basquete Anderson Varejão, 34, criou em 2014 um instituto que leva seu nome. A ideia surgiu de um dos seus primeiros técnicos, da época que era juvenil em Franca, João Marcelo Leite e que hoje preside o Instituto Anderson Varejão. Apesar da sede em Vitória-ES, terra de Varejão, o Instituto tem uma filial em Franca devido à forte ligação do jogador com a cidade. Aqui, ele jogou no Franca Basquete entre 1988 e 2002 e viu sua carreira ascender até ser transferido para o time de basquete do Barcelona, onde atuou até 2004. Desde então o atleta Anderson Varejão joga na principal liga de basquete do mundo - a NBA -, onde tem uma carreira consagrada atuando por 13 temporadas.

Focado em projetos sociais de iniciação esportiva, como o Projeto Ídolo Social, que atende 200 alunos na capital do Espírito Santo, o Instituto Anderson Varejão atualmente tem parceria com a Aspa (Associação de Pais e Amigos do Franca Basquete) em Franca, cedendo espaço físico para treinamentos das equipes de base da associação além de clínicas de capacitação técnica periódicas aos técnicos e atletas. Para o segundo semestre deste ano, já planeja implantar um projeto na cidade. Segundo João Marcelo, a intenção é atender 500 crianças e adolescentes carentes, entre 9 e 16 anos, em cinco núcleos com cem alunos em cada, no contra turno escolar. “Nossa intenção é fazer uma parceria com a Prefeitura de Franca, que cederá os espaços físicos em praças esportivas para a realização de aulas duas vezes por semana”, adiantou.

No Projeto Ídolo Social, as crianças recebem aulas de iniciação esportiva aliadas a abordagens de temas transversais para a construção de valores e princípios morais através da equipe de profissionais contratados para o projeto. Os alunos têm também, uniformes, materiais de treinamento e reforço alimentar após todas as aulas. Há ainda a atuação de uma equipe multidisciplinar com a participação de psicólogos e assistentes sociais. “O projeto trabalha para que as crianças ali inseridas tenham no esporte, uma fonte oportuna de lazer, recreação, integração e transformação social”, disse João Marcelo.

Na implantação do projeto em Franca, João Marcelo trabalhará para que a estrela da Seleção Brasileira esteja presente, assim como aconteceu em agosto de 2015 no Poliesportivo Pedrocão, quando Varejão participou do lançamento de um projeto em parceria com o Franca Basquete. No futuro, há ainda a intenção da construção de um Centro de Treinamento para o Instituto na cidade em parceria com a Aspa.

Sem fins lucrativos, o Instituto Anderson Varejão preza pela construção de valores, desenvolvendo um trabalho consistente e de excelência, com o intuito de diminuir as desigualdades sociais e promover a dignidade humana. Mantido com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (em que pessoas jurídicas podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido para projetos esportivos determinados), o Instituto também busca parceiros junto à iniciativa privada e de outras instituições.

 

Fotos: Carlos Rodrigues / Divulgação Instituto Anderson Varejão 

Clique nas fotos abaixo para ampliar-las

  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem