Etiqueta

Notícias

ver todas

Consultoria Empresarial: O que é e para que serve?

Publicado em: 06/02/2017
imagem post

Profissional com larga experiência adquirida em empresas multinacionais e nacionais de grande porte - especialista em negócios, gestão de crises e companhias com demandas financeiras especiais -, Adilson José Del Mastre constituiu em 1999 uma pequena consultoria para atender empresas que atravessam dificuldades financeiras. Associou-se a um jovem e talentoso advogado empresarial, Dr. Marlon Martins Lopes - especialista em gestão de passivos e ativos especiais -, e juntos iniciaram uma trajetória vitoriosa com a Lopes & Del Mastre e que hoje atende clientes em diversas cidades da região de Franca, Ribeirão Preto e Uberaba (MG). Confira na sequência um pouco de como funciona esse trabalho:

Revista Etiqueta: O que de fato é uma consultoria empresarial e para que serve?

Lopes & Del Mastre: Consultoria é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por um ente externo, profissional qualificado e conhecedor do tema a ser abordado. O serviço acontece por meio de diagnósticos da situação e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções, recomendar ações e auxiliar em sua implementação.  A cultura do negócio e do empresário é sempre levado em conta e provavelmente não exista consultoria em que o consultor resolve tudo sem a participação do empresário.

                           Equipe Lopes & Del Mastre

Etiqueta: Quando o empresário deve procurar uma consultoria especializada?

Lopes & Del Mastre: São várias as situações que levam uma empresa a precisar de uma consultoria. O crescimento do negócio começa a expor o empresário à algumas dificuldades de gestão, uma vez que, não obrigatoriamente domina o tripé produção/ finanças/ vendas e as falhas levam a um desequilíbrio. Outras vezes uma situação de dificuldade financeira, por exemplo, já vem se arrastando à algum tempo e consome todo o tempo do empresário para apagar os incêndios fazendo com que deixe de pensar e gerir o negócio. Nas duas situações quanto antes ele detectar o problema e reconhecer que precisa de auxílio é esse o melhor momento.

Etiqueta: É difícil para o empresário reconhecer que está com problema?

Lopes & Del Mastre: Normalmente o primeiro sentimento que assola o empresário é a solidão. A dificuldade financeira ou gerencial é um assunto difícil de partilhar em família, com esposa, filhos ou parentes próximos. Essa angústia faz com que busque auxílio no limite e aí, os danos causados ao negócio ou ao patrimônio podem ser irreversíveis.

Etiqueta: Como o trabalho é desenvolvido e quanto tempo pode durar?

Lopes & Del Mastre: Resumidamente tem as seguintes etapas: diagnóstico e planejamento (avaliam-se os problemas e mostra-se um caminho a ser seguido); execução (cumpre as ações pré-estabelecidas); acompanhamento (após a implementação do projeto faz-se o acompanhamento durante um período e os ajustes e melhorias quando necessários) e avaliação (faz-se um novo diagnóstico e avalia-se se os resultados esperados foram atingidos). O tempo é variável, dependendo da necessidade e dos resultados que o cliente deseja. Não há uma cartilha. Depende muito do tipo de atividade, do momento do mercado, do grau de dificuldade da empresa e do comportamento do empresário.

Etiqueta: A consultoria é um serviço que o empresário mesmo no vermelho consegue pagar?

Lopes & Del Mastre: No nosso caso, o trabalho é todo voltado para a proteção do empresário. Nossas ações e a posterior tomada de decisões fazem com que esse recurso saia do próprio negócio. Nosso objetivo não é deixa-lo em dificuldade maior, pelo contrário. Tiramos do próprio negócio o sustento da prestação de serviço. Na redução de uma taxa, na negociação de uma dívida, no ajustamento dos passivos, enfim, o empresário começa a verificar que o serviço se paga.

Etiqueta: Qual o segredo do sucesso alcançado pela consultoria?

Lopes & Del Mastre: A perenidade da nossa atividade deve-se ao foco de nossa atuação que é sempre voltada à proteção do empresário e de seu negócio nos momentos de crise. Acostumados a negociar sobre grande pressão - normais nesse momento de incerteza - e a acompanhar as demandas especiais de pequenos e médios empresários, fomos construindo uma carteira de clientes que testemunham nossa atuação e fortalecem nossa credibilidade junto ao mercado em geral.

Para saber mais sobre consultoria empresarial, acesse: www.lopesedelmastre.com.br